(Informações em permanente atualização)

Sábado, 10:00 – 11:00 | Conferência Plenária

Hélia Jacinto, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
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Resolução de problemas de matemática com tecnologias: da competição matemática à sala de aula

Num cenário em que as tecnologias digitais têm conquistado um inegável papel de transformação da atividade humana, esta conferência explora o impacto de ferramentas tecnológicas na resolução de problemas de matemática a partir de três estudos com abordagens metodológicas distintas e abrangendo campos empíricos variados. Num primeiro momento discutir-se-á a essência de um modelo explicativo dos processos de resolução de problemas de matemática com tecnologias e o conceito de fluência tecno-matemática a partir de um estudo qualitativo que se debruçou sobre uma competição matemática. Seguir-se-á uma análise de um programa extracurricular, o Clube Tecn@Mat, desenhado com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da fluência tecno-matemática e da capacidade de resolução de problemas com tecnologias dos alunos participantes. Por fim, apresentar-se-ão os resultados de um estudo quase-experimental que pretendia aferir o impacto de uma experiência de ensino assente no desenvolvimento da fluência tecno-matemática dos alunos no seu desempenho em resolução de problemas de matemática com recurso a diferentes ferramentas tecnológicas. A conferência encerrará com uma síntese dos resultados alcançados e das suas possíveis implicações para a prática letiva, para o desenvolvimento profissional docente e para o avanço da investigação nesta área emergente.

Sábado, 17:30 – 18:30 | Conferência Plenária

Peter Liljedahl, Simon Frasier University, Canada

Building Thinking Classrooms: A Summary of 15 Years of Research

Student difficulty with mathematics has been a pervasive and systemic problem since the advent of public education—not because students can’t learn mathematics, but because, by and large, students can’t learn it by being told how to do it. Since the publication of the NCTM Principles and Standards (1998) there has been a concerted effort to change this reality by transitioning to more progressive and student-centered pedagogies. And progress has been made. Yet, something is still missing. Systemically, we are still struggling with high failure rates, low self-efficacy, and massive student disengagement. In this talk, I look at the results of a research project that was specifically designed to change this reality by finding ways to get students to think. The results of this work shows that there are a collection of teaching practices that any teacher can use to turn their classroom into a space where students think, learn, and succeed.

Domingo, 11:00 – 13:00 | Painel Plenário

António Borralho (Moderador), Universidade de Évora
Alicia Bruna Castañeda, Universidad de La Laguna
Nélia Amado, Universidade do Algarve
Margarida Rodrigues, Escola Superior de Educação de Lisboa

Resolução de Problemas
Investigação, Currículo e Desenvolvimento Curricular na Educação Matemática

A resolução de problemas está hoje, de forma inequívoca, presente no cerne dos currículos de matemática, constituindo-se como uma capacidade transversal dos currículos dos mais diversos países, para além de constituir uma das capacidades mais valorizadas no mundo do trabalho, das empresas e da investigação. Neste painel, pretende-se fornecer uma panorâmica do trabalho que cada um dos intervenientes tem desenvolvido à volta da resolução de problemas, nos últimos anos, a nível da investigação, do currículo, do desenvolvimento curricular e das suas relações, bem como perspetivar linhas de trabalho.