Sábado, 18 de novembro de 2023
8:45 – 9:30
Receção aos participantes
8:45 – 9:30
9:30 – 10:00
Sessão de Abertura
9:30 – 10:00
10:00 – 11:00
Conferência Plenária
Hélia Jacinto
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa10:00 – 11:00
11:00 – 11:30
Pausa para café
11:00 – 11:30
11:30 – 13:00
Grupos de discussão
GD1. A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem
DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E NA COMUNICAÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 11.º ANOLetícia Martins, Helena Martinho
AS CONEXÕES MATEMÁTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Guilherme Ferreira, Helena Rocha, Alexandra Rodrigues
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE PONTES DE ESPARGUETE EM ESCOLA DE ENSINO SECUNDÁRIO
Rosana Kripka, Paula Boito, Moacir Kripka
GD2. A resolução de problemas e a tecnologia
EMPOWERING PROBLEM SOLVING WITH HINTS: THE INTERMEDIATE QUESTIONS APPROACHSergio Tirado-Olivares, Javier del Olmo-Muñoz, Pascual D. Diago, José Antonio González-Calero, David Arnau, Miguel Arevalillo-Herráez
DISEÑO DE UNA FORMACIÓN SOBRE EL PENSAMIENTO COMPUTACIONAL CON UN ENFOQUE MULTIDIMENSIONAL
Juan José Santaengracia, Luis J.Rodriguez-Muñiz, Belén Palop
GD3. A resolução de problemas e a formação de professores e educadores
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONALRosana Maria Luvezute Kripka, Alessandro Jacques Ribeiro, Márcia Aguiar
LA RESOLUCIÓN DE UN PROBLEMA DE PROBABILIDAD COMO UN MEDIO PARA ESTABLECER LA IDENTIDAD MATEMÁTICA DE DOCENTES
María Elena Irigoyen Carrillo, María Teresa González Astudillo, Angelina Alvarado Monroy
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Alexandra Gomes
11:30 – 13:00
13:00 – 14:30
Almoço
13:00 – 14:30
14:30 – 17:00
Grupos de discussão
GD1. A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem
NIVEL DE DIFICULTAD DE LOS PROBLEMAS ARITMÉTICOS SEGÚN SU TIPOLOGÍALúcia Silverio-Rosado, Lina Viviana Melo-Niño, Luis Manuel Soto-Ardila, Ana Caballero-Carrasco
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO 1º ANO DE ESCOLARIDADE
Mariana Branco, Ema Mamede
GRANDEZA ÁREA: RELAÇÃO ENTRE A MEDIDA DA ÁREA DE UMA FIGURA COM A DA UNIDADE DE MEDIDA UTILIZADA
Marta Teixeira, Lurdes Serrazina, João Pedro da Ponte
CREACIÓN DE PROBLEMAS COMO EVALUACIÓN INICIAL EN EDUCACIÓN PRIMARIA
Andrea de la Fuente Silva, Juan José Santaengracia, Rocío Garrido-Martos, & Gonzalo Ramírez-González
GÉNERO Y MODELIZACIÓN. ANÁLISIS PRELIMINAR DE UN PROBLEMA ARITMÉTICO
Belén Palop & Rocío Garrido-Martos
GD2. A resolução de problemas e a tecnologia
¿CUÁNTOS AÑOS TIENE LA BALLENA JOROBADA?Miguel R. Wilhelmi, Aitzol Lasa, Cecilia Gaita, Cintya Gonzales, Francisco Ugarte
LITERACIA ESTATÍSTICA DE ALUNOS DO 7.º ANO EM CONTEXTO DE PANDEMIA COVID-19
Manuela Subtil, António Domingos
FLUÊNCIA REPRESENTACIONAL: A MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FÍSICA
Tânia Coelho, Maria do Carmo Botelho, Helena Rocha
GD3. A resolução de problemas e a formação de professores e educadores
SELEÇÃO, ADAPTAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE UMA TAREFA DE PROPORCIONALIDADE DIRETA NUM ESTUDO DE AULA: O PASSEIO DE BICICLETAFilipa Faria, João Pedro da Ponte, Margarida Rodrigues, Marisa Quaresma
PROMOVER O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO DOS ALUNOS ATRAVÉS DE PROBLEMAS: APRENDIZAGENS DE UMA FUTURA PROFESSORA DURANTE UM ESTUDO DE AULA
Micaela Martins, João Pedro da Ponte
DO PLANEAMENTO À REFLEXÃO: O TRABALHO DOS FUTUROS PROFESSORES NUMA TAREFA SOBRE PIRÂMIDES
Linda Cardoso, João Pedro da Ponte, Marisa Quaresma
14:30 – 17:00
17:00 – 17:30
Pausa para café
17:00 – 17:30
17:30 – 18:30
Conferência Plenária
Peter Liljedahl
Simon Frasier University, Canada17:30 – 18:30
18:30 –19:30
Assembleia Geral da SPIEM
18:30 –19:30
20:00
Jantar do EIEM
20:00
Domingo, 19 de novembro de 2023
9:00 – 10:30
Grupos de discussão
GD1. A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem
EXPERIENCIA DOCENTE DENTRO DEL TEMA ESTADÍSTICO UTILIZANDO ELEMENTOS FINANCIEROSLuis Maya-Jaramillo, Luis Manuel Casas-Garcia, Ana Caballero-Carrasco
INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS COM VÁRIAS ETAPAS EM SALA DE AULA: QUE DESAFIOS PARA OS PROFESSORES?
Mónica Patrício, Ana Paula Canavarro
GD2. A resolução de problemas e a tecnologia
GD3. A resolução de problemas e a formação de professores e educadores
SELEÇÃO E ADAPTAÇÃO DE TAREFAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONALAna Lúcia Bento Miguens, João Pedro da Ponte, Marisa Alexandra Ferreira Quaresma
AÇÕES DO FUTURO PROFESSOR NA RESOLUÇÃO DE TAREFAS NUM ESTUDO DE AULA
Gimo José Maundera
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO: PERSPETIVA DOS PROFESSORES, SOBRE AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MATEMÁTICA
Louise Lima, Ariana Cosme
¿CÓMO SE FORMAN LOS FORMADORES DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS? LA SITUACIÓN ESPAÑOLA
Pablo Giadas, Laura Muñiz-Rodríguez, Luis J. Rodríguez-Muñiz
9:00 – 10:30
10:30 – 11:00
Pausa para café
10:30 – 11:00
11:00 – 13:00
Painel Plenário
Resolução de Problemas
Investigação, Currículo e Desenvolvimento Curricular na Educação Matemática
António Borralho (Moderador), Universidade de Évora
Alicia Bruna Castañeda, Universidad de La Laguna
Nélia Amado, Universidade do Algarve
Margarida Rodrigues, Escola Superior de Educação de Lisboa
11:00 – 13:00
13:00 – 13:15
Sessão de Encerramento
13:00 – 13:15
Menu